16 Dicas Simples Para Ter seu Próprio Jardim de Inverno

Se você está pensando em ter um jardim de inverno, o Construindo e Reformando separou algumas dicas e inspirações que podem ajudá-lo. Confira!

Publicado em 18/05/2016

Avalie este Artigo

Os jardins de inverno estão, cada vez mais, presentes nas casas e nos apartamentos modernos. A opção tem sido adotada, até mesmo, por empreendimentos comerciais que, visando valorizar e dar mais vida aos espaços, elaboram áreas diversificadas com plantas, pedras, vasos e muitas outras possibilidades.

Se você está pensando em como fazer um jardim de inverno para a sua residência, uma opção é contratar um fornecedor de jardinagem e paisagismo, que fará um serviço mais profissional. Mas algumas dicas podem facilitar o processo de escolha do local, seleção de plantas e demais itens decorativos. Afinal, na hora de desenvolver o novo espaço, é válido ter em mente a criação de uma área bonita, organizada e bem estruturada. Ficou curioso? Então, anote as dicas e mãos à obra!

1. Para delimitar a área referente ao seu jardim de inverno, pode-se investir em portas de vidro, instaladas justamente para organizar e dividir os espaços.


Vidro para delimitar o espaço do jardim de inverno

2. Se o local for pequeno, busque lugares estratégicos, visando o aproveitamento dos espaços, como um jardim de inverno na sala, embaixo da escada.


jardim de inverno embaixo da escada


3. Se a opção é ter um jardim de inverno em locais de passagem - como o corredor, a preocupação é apenas em contar com iluminação e profundidade para o desenvolvimento das plantas.


Local iluminado para as plantas do jardim de inverno

 

4. Outra sugestão sobre como fazer um jardim é fugir do habitual, criando ambientes internos em banheiros, por exemplo.


Jardim de inverno no banheiro


5. Ao selecionar plantas para o jardim de inverno dentro de casa, busque por opções resistentes, capazes de se adaptarem melhor a ambientes internos.


Plantas resistentes para o jardim de inverno

6. Lembre-se de espalhar as plantas em locais que recebam luz natural constantemente como, por exemplo, áreas com claraboia.


Jardim de inverno amplo com claraboia

7. Opções com folhagens grandes ou suspensas devem passar por manutenções constantes, como a poda e retiradas das folhas mortas.


Manutenção constante no jardim de inverno


8. Para decorar o jardim, as pedras são aliadas práticas, podendo variar em cores, tamanhos e acabamentos.


Pedras para decoração do jardim de inverno


9. Para a personalização do local, pode-se criar caminhos e áreas especiais com pedras para jardim, variando entre pedras brancas e escuras.


Pedras e caminhos no jardim de inverno

10. O uso de vasos também é boa pedida para a decoração, sendo possível elaborar um ambiente mais requintado, de acordo com as peças escolhidas.


Vasos para decorar o jardim de inverno


11. Jardim de inverno com pergolado é outra sugestão para quem conta com espaços mais amplos.


Pergolado para o jardim de inverno


12. O jardim ainda pode ser incrementado com móveis, como bancos, caixotes e prateleiras, gerando espaços diferenciados para lazer e descanso.


Jardim de inverno com bancos, cadeiras e mesas


13. Incrementar o local com fonte, cascatas e, até mesmo, um pequeno lago são possibilidades para áreas mais elaboradas e completas.


Deixe o jardim de inverno mais bonito com fontes ou cascatas

 

14. A iluminação é outra forte aliada na decoração de jardim de inverno, sendo possível investir em modelos de luminárias diferenciados.


Luminárias podem dar um charme a mais ao seu jardim de inverno


15. Caso o espaço seja pequeno, uma opção é o jardim vertical, podendo ser posicionado em corredores, muros, varandas, entre outros espaços limitados.


Jardim de inverno vertical pode ser uma opção para espaços pequenos


16. Para incrementar jardins verticais, painéis de madeira são ótimas recomendações.


Painéis de madeira são ótimos para jardins de inverno vertical


Diante de tantas dicas, fica fácil imaginar como fazer um jardim de inverno! Compartilhe com a gente - nos comentários - qual a melhor opção para sua casa ou apartamento!

 

Imagens: decoracaoonline / dicasatuais / construindo minha casa clean / multi-ar / muito chique / pinterest.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.045 s!