Casas Pré-Fabricadas: Vale a Pena Apostar Nessa Construção?

A construção da moradia é uma tarefa trabalhosa, porém as casas pré-fabricadas podem ser boas opções para reduzir custos. Confira dicas para acertar na escolha!

Publicado em 23/11/2016

Avalie este Artigo

Conquistar a moradia própria é o desejo de muitas pessoas. Mas, quando chega a hora de buscar pelo tão esperado sonho, as dúvidas começam a surgir. Questões como comprar a residência pronta ou construir uma a seu gosto, tamanho da construção e a quantidade de quartos ideal e até mesmo o material que será utilizado, deixam os futuros proprietários de cabelo em pé. São tantas as preocupações, que essa se torna uma tarefa confusa para qualquer pessoa.


Para quem optar pela construção, entre as alternativas estão as casas pré-fabricadas - processo de edificação em que os módulos são montados de forma industrial e transportados para o local. Depois, basta encaixar as peças para dar vida a uma moradia novinha em folha.


Se você está pensando em construir e ainda não decidiu a melhor forma, confira os prós e contras das casas pré-fabricadas - em relação às moradias convencionais!


Grande casa pré-fabricada

 

1. Custo da Consturação de Casas

As casas pré-fabricadas, em geral, são mais econômicas. Isso por que as estruturas da residência são fabricadas de maneira industrial e em grande escala. Outra vantagem é em relação à mão de obra, que é menor em quantidade de dias e de pessoas, comparando com o tempo e o serviço que a construção de casas de alvenaria convencionais exige.


Casa pré-fabricada charmosa

.

2. Tempo do Processo de Construção 

Este ponto também vai para as casas pré-fabricadas. Por conter os moldes da estrutura prontos, que somente precisam ser encaixados, o tempo gasto no processo pode ser reduzido até pela metade.


Casa pré-fabricada compacta

.

3. Garantia da Qualidade do Imóvel

As casas pré-fabricadas não perdem em nada para as construções convencionais, desde que sejam utilizados os materiais adequados.


Existem opções feitas com contêineres, mas as mais comuns são as de madeira e as de alvenaria. Independentemente do material escolhido, verifique sempre a origem e a qualidade do produto utilizado pela construtora.


No caso da madeira, por exemplo, a dica para garantir a qualidade é escolher madeiras devidamente tratadas, para que futuramente não sofram deformações causadas pelas condições climáticas e até mesmo por insetos.   


Casa pré-fabricada com dois pisos

.

4. Construção de Casas Personalizadas

Na construção de casas de alvenaria convencionais, o proprietário pode definir o tamanho dos ambientes e características gerais à vontade.


Já as casas pré-fabricadas possuem algumas restrições, pois os moldes já estão prontos. Por isso, características como a altura das paredes e tamanhos de portas e janelas não podem ser modificados nem adaptados, na maioria dos casos.


Casa pré-fabricada em frente aos prédios

.

5. Tamanho e Tipo de Casa

Casas pré-fabricadas possuem tamanhos mínimos de 40 m² e 51 m², sendo de madeira e concreto, respectivamente. Entretanto, não há limite de metragem, e é possível que a nova casa tenha mais de um piso, assim como as casas de alvenaria convencionais.  


Casa pré-fabricada com jardim

 

Informações Importantes Sobre Casas Pré-Fabricadas

Em geral, as casas pré-fabricadas também são mais ecológicas, já que produzem menos resíduos que a opção convencional. Contudo, é preciso considerar com atenção as características do terreno onde será instalada, já que as construções pré-moldadas não conseguem se adaptar a terrenos deformados e fora do padrão. A adaptação ao local escolhido pode encarecer o processo.


Casa pré-fabricada sobre plataforma

As casas pré-fabricadas podem ser uma excelente opção. Principalmente para quem deseja que a construção fique pronta mais rápido e com menores custos. Porém, é importante buscar um fornecedor de construção civil de qualidade.


Ficou com alguma dúvida sobre a escolha das casas pré-fabricadas? Comente!

 

Imagens:  Apirol SRL producator Case din lemn stratificat, Real Sonoma, Truitt & White, Pinterest, Irontown Homes, Inhabitat, NaiBann.com.   


 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

© 2009 - 2017 Construindo e Reformando Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.042 s!