Na hora de construir a casa nova, muitas coisas passam pela cabeça: qual é o melhor material de construção? Quais cores pintar a parede? Que moveis usar? Entre esses pensamentos, qual tipo de telha escolher aparece, e é importante conhecer os modelos para saber qual se encaixa melhor em suas necessidades, pois é a cobertura que faz a maior proteção da casa.
Telhas Metálicas
Esse modelo tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Fabricada em aço ou metal, o diferencial desse tipo de telha são suas ondulações, que direcionam a água da chuva a cair corretamente. Rápida instalação e funcionamento como isolante térmico. É uma alternativa para uso tanto em resistências luxuosas quanto nas mais simples. Também é mais leve que os outros tipos de telha, o que alivia no peso da estrutura.
Lajes
A laje é um dos tipos de telhas mais utilizados não só no Brasil. O material pode ser encontrado também em outras partes do mundo, como na Sibéria, por exemplo. Um dos itens que deixa dúvidas sobre a viabilidade da laje é a impermeabilização, que é fundamental para este sistema, mas pode ser um pouco complicada de fazer.
Existem pelo menos quatro maneiras de fazer isso: pintura impermeabilizante, mantas térmicas, telhas metálicas e fibrocimento sobre laje e a manta asfáltica.
Telhados
Os telhados são ainda mais comuns que as lajes. Podem ter diferentes formas, tamanhos e cores e se encaixam de forma perfeita umas nas outras. A maior diferença encontrada neste tipo de telha, no entanto, é quanto ao seu desenho – que influencia diretamente na inclinação do telhado e, por consequência, na altura da construção em si.
Com esse tipo de cobertura é possível utilizar mantas de subcobertura, que melhoram a isolação térmica da casa.
Fibrocimento
As telhas de fibrocimento são conhecidas, no Brasil, como “telhas de amianto”. São opção para as pessoas que desejam baixar o custo da obra e utilizar telhado mais simples em suas casas.
De nada adianta entender de todos os materiais sem um planejamento adequado para descobrir qual o mais indicado a suas necessidades. Por isso, vale ressaltar que o projeto deve ser muito bem pensado, já que é mais importante que o material utilizado.
Tem mais dicas de como escolher o melhor tipo de cobertura para uma obra? Compartilhe nos comentários!
Imagens: decorandocasas.com.br, www.reformafacil.com.br/wp, www.ceramicaalarcon.com.br, construindo.org/