Aquecimento solar e a gás: opções para o inverno
Com a chegada do inverno, é comum que muitas pessoas se deparem com problemas como ambientes úmidos, chuveiros com pouca pressão ou, até mesmo, dificuldades para aquecer a água. Nessas situações, é preciso buscar soluções, destacando alternativas como o aquecimento a gás ou o aquecimento solar que, com suas especificidades, são capazes de proporcionar conforto e comodidade durante as épocas frias do ano. Saiba como eles funcionam e quais as vantagens de cada opção.
Aquecedor solar
Como uma alternativa sustentável de geração de energia, o aquecedor solar tem se tornado comum, não apenas em grandes estabelecimentos, como em inúmeras residências. O modelo funciona graças à energia solar que é gerada a partir de painéis que captam a luz do Sol e a transformam em energia elétrica ou mecânica. Comumente utilizada em aquecedores de água, essa fonte de energia possui o diferencial de ser inesgotável e não agredir o meio ambiente, caracterizando-se ainda como uma opção altamente econômica. A redução na conta de luz, por exemplo, pode chegar a 70%. O benefício, porém, encontra como desvantagem o fato de que o aquecedor solar só funciona durante o dia, sendo, portanto, uma forma complementar de energia.
Foto: Free Digital Photos.
Aquecedor a gás
Os aquecedores a gás podem funcionar de duas formas: por passagem, ou seja, a água é aquecida na medida em que passa pelo aparelho; ou por acumulação, quando a água é aquecida e armazenada em um reservatório para ser utilizada depois. Entre as vantagens desses aquecedores, destaca-se o fato de que a pressão da água é maior, aquecendo-se rapidamente. Sua eficiência vale ser ressaltada, mas exige mais cuidados por parte do proprietário, já que possui riscos de vazamento de gás, caso não sejam respeitadas as recomendações de uso do aparelho.
Cada uma com suas características, as duas opções são formas eficazes de aquecer água e regular a temperatura de diferentes ambientes, resultando em verdadeiras soluções para todo o inverno.