Também chamadas de casas modulares, as casas pré-fabricadas são construções realizadas módulo por módulo, ou seja, cada uma de suas partes é construída separadamente, para que, assim que terminada a obra, toda a construção seja enviada e instalada em um local indicado por seu proprietário.
Entre as vantagens das casas modulares, está o fato de que a construção é realizada dentro de uma fábrica fechada, sem contato com o ambiente externo. Justamente por isso é que a própria construção não sofre com as condições do tempo, ou seja, o trabalho não é impedido por chuvas que podem atrasar o término da obra.
Dessa forma, os trabalhadores têm a chance de desenvolver sistemas de calafetagem e isolamentos térmicos mais precisos e de alta qualidade, favorecendo a capacidade de isolamento de toda a construção.
Além disso, depois de construída, a montagem final da casa no local desejado é feita de uma forma prática e ágil, poupando ainda mais o tempo de espera do morador.
As casas pré-fabricadas diferenciam-se ainda, por contar com uma grande variedade de opções de planos e designs. Isso porque existe, até mesmo, a possibilidade de o futuro proprietário personalizar o projeto de sua casa, de acordo com o que preferir.
Esse tipo de construção, porém, tem o seu preço total fixado antes mesmo do início das obras. Por isso, é comum que seus construtores exijam todo o pagamento do trabalho com antecedência, antes ainda de começarem o projeto da habitação.
Outra desvantagem diz respeito à distância entre a fábrica onde é realizada a construção e o terreno onde a casa será montada. Afinal, o transporte de todo o projeto acarretará custos e, quanto maior a distância, maiores os gastos. Por isso, ao optar por uma casa modular, escolha uma empresa perto de seu destino final e, se possível, finalize as negociações sobre o transporte logo no começo da obra.