Um dos atributos da adolescência é justamente querer ser diferente dos seus semelhantes, buscar independência e se distanciar ao máximo da vida infantil. Por isso, a maneira de decorar o quarto é fundamental para que eles se sintam seguros e confiantes com todas essas mudanças características dessa fase.
Pessoas jovens gostam de coisas modernas e diferentes. Por ser quase um santuário para os adolescentes, o quarto representa uma extensão da sua personalidade; é ali que eles vão se reunir com os amigos para assistir um filme, aproveitar os momentos de descanso comodamente e se refugiar sempre que houver algum incômodo ou desconforto.
Por isso, é importante que as meninas e/ou meninos participem de todo o processo de decisão. Primeiramente, organize suas finanças e monte um orçamento constando todas as possibilidades viáveis para a reforma do quarto. Feito isso, discuta com o jovem sobre suas preferências, quais os itens que eles priorizam; verifique se a lista montada está nos conformes e siga para o próximo passo.
Com os móveis, uma boa ideia é procurar por móveis usados para reformar – o que pode ser feito tanto em casa quanto com a ajuda de um profissional. A maior vantagem da utilização de artigos seminovos é a capacidade de transformá-los exatamente no que se quer, geralmente gastando menos do que na compra de um novo.
Outro ponto importante é deixar o adolescente escolher as cores, é nesse momento que sua criatividade irá aflorar e ele vai conseguir expressar toda a sua personalidade no cômodo.
Imagens: O Livre