Assim como uma reforma muda a rotina dos proprietários do apartamento, também mudará a dos apartamentos adjacentes e dos trabalhadores do condomínio. Dentre as ocorrências que mais incomodam os vizinhos destacam-se:
a) Barulho; b) Poeira; c) Poluição visual causada pelo entulho; d) Eventuais interrupções na alimentação de água, luz e energia; e) Possíveis reparos nas unidades vizinhas cauusados pela reforma em questão como conserto de vazamentos, instalações, etc.
Através de prática e experiência, verificamos que o ruído e a poeira estão sempre entre as reclamações geradas pelo processo de reformas em apartamentos:
- Ruídos de impacto (demolição, furadeiras, marteletes, etc.) se propagam pelas lajes e paredes.
- Ruídos aéreos (máquinas elétricas, raspar, lixar, etc.) se propagam pelas janelas, portas e paredes.
Para minimizar esses ruídos pode ser feito:
a) Utilizar equipamentos específicos que acelerem a demolição; b) Colocar borrachas sobre os pés das bancadas; c) Vedar arestas de portas e janelas.
Para facilitar e preparar os condôminos para futuras reformas, pode-se elaborar cartas de aviso, colocando-as em locais de fácil vizualização, tais como:
a) Aviso do início da reforma e, se possível, aprevisão do término; b) Relação dos trabalhadores, desde engenheiros e arquitetos, até serventes ( essa é uma forma de marketing eficiente), além do telefone dos responsáveis; c) Aviso quanto ao uso de uniformes visando à segurança do condomínio.
A prática da boa vizinhança com os moradores e funcionários do edifício é importante, pois poderá ser necessário contar com a cooperação do síndico, zelador, faxineiros, etc.
É de extrema importância a contratação de um engenheiro que trabalhe com profissionais de confiança, criteriosos com a qualidade, produtividade e satisfação do cliente.