Como identificar falsos produtos sustentáveis
Target: materiais de construção
Título da página: Falsos produtos sustentáveis | Construindo e Reformando
Descrição: Está pensando em fazer uma reforma sustentável? Então clique e confira dicas do Construindo e Reformando para não ser enganado!
Tag/keys: “reforma sustentável, sustentabilidade, materiais de construção sustentável”
Com a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente em alta, muita gente tem recorrido aos materiais de construção sustentáveis na hora de organizar o orçamento de uma obra. Porém, não se pode confiar em qualquer produto que diz ser “verde” – e por isso há uma cartilha com alguns cuidados que se deve tomar antes de comprar produtos que dizem ser desse tipo.
Veja abaixo:
1. Falta de Prova
Todas as informações ambientais têm rótulos específicos, dados por empresas que garantem a qualidade e fazem o controle sustentável do produto com base em testes e pesquisas. De nada adianta a empresa afirmar que um produto é sustentável sem ter o respaldo de provas e certificados.
Muitas empresas usam a estratégia da nomenclatura “eco sustentável”, mas o termo deve fazer sentido dentro daquele contexto. Fique sempre atento a afirmativas vagas demais, pois geralmente é aí que está o problema.
2. Os Falsos Rótulos
Muitas empresas criam rótulos com cores pastéis e tons de verde, remetendo a algo natural e sem tanto impacto sobre o meio ambiente. Esta é a jogada de marketing mais fácil de ser utilizada, já que é muito comum julgarmos os produtos com base em suas embalagens.
Aqui, o cuidado é: não confundir um selo de certificação oficial com o que a própria empresa criou para aquele invólucro.
3. Irrelevância
Sempre se pergunte se as informações sobre problemas ambientais são, de fato, relevantes. Dizer que um produto é isento de CFC, por exemplo, não é nada substancial, já que isso é imposto por lei.
Com essas dicas fica mais fácil adquirir produtos que realmente são sustentáveis, por isso fique de olho!
Imagens via Free Digital Photos