Ao contrário do que muitos pensam, utilizar a água da chuva para as atividades cotidianas da casa não requer um projeto de arquitetura requintado, caro ou cheio de detalhes. O aproveitamento das águas pluviais pode ser feito com a utilização de baldes no quintal e nas sacadas e com a criação de cisternas simples (que funcionam como tanques).
Com o avanço da tecnologia, o homem já não precisa mais diretamente da chuva para necessidades de subsistência, mas algumas atividades podem ser realizadas com esta água para ajudar na economia familiar, tais como: regar as plantas, lavar a louça, limpar as calçadas, lavar o carro, higienizar pisos, dar banho nos animais de estimação, entre muitas outras. Outro quesito que chama a atenção no consumo das águas pluviais é a sustentabilidade, já que esta prática costuma evitar o desperdício.
Para realizar a captação da água sem maiores problemas, basta utilizar um telhado inclinado e posicionar reservatórios nas laterais da casa; primeiramente, a água sairá suja por conta da limpeza do telhado. Depois disso, é necessário instalar um filtro físico para eliminar as demais sujeiras da água, como folhas e outros detritos. Por fim, uma bomba e uma caixa d’água paralela são os passos finais para a limpeza da água.
Como a bomba mencionada acima costuma utilizar energia elétrica, o investimento pode não ser tão econômico. Para evitar este gasto, basta utilizar bombas fotovoltaicas, que aproveitam a energia solar, oferecendo um custo-benefício ainda maior.
Gostou das dicas?
Imagem: MPPCB