Um dos principais papéis da decoração de interiores é personalizar e deixar diferentes ambientes com um aspecto mais aconchegante e funcional. Geralmente, o processo é feito durante a construção de obras e costuma passar por reparos, mudanças e verdadeiras reformas depois de certo tempo. Quem quer renovar a decoração de sua casa, sem gastar muito pode conferir as dicas abaixo.
O primeiro passo: antes mesmo do início da obra, é preciso escolher acabamentos de qualidade, considerando também o estilo, como cores e padrões. Peças claras, sem muitos detalhes, são mais fáceis de combinar com outros artigos decorativos. Além disso, quando de primeira, o piso e o revestimento das paredes não precisam ser trocados com frequência;
Tapetes e cortinas: os tapetes deixam o espaço mais acolhedor, garantindo ainda novidade ao ambiente se trocados regularmente. O ideal é comprar peças com dimensões apropriadas para o espaço e com estampas e cores que combinem com o restante da decoração. Modelos com cores leves para as cortinas também são sempre recomendados e combinam com a maioria dos ambientes, assim como as persianas de madeira;
Quadros e objetos complementares: todo ambiente aconchegante merece esses dois tipos de artigos decorativos. Vasos, cristais e pequenas esculturas dão personalidade à decoração. Esses objetos devem ser escolhidos exclusivamente por quem irá morar no local. O importante é sempre frisar a relação afetiva da peça, bem como sua personalidade e gostos dos moradores.
Com essas dicas, é possível inovar a decoração de qualquer ambiente, deixando a casa ou apartamento mais acolhedor e personalizado.