Ter uma boa noite de sono é essencial para recuperar as energias e deixar o corpo sempre bem disposto. Praticar atividades físicas, beber bastante água e ter uma alimentação saudável auxiliam no descanso noturno. No entanto, muitas pessoas se esquecem de atentar para um aspecto importante: o colchão. Assim como os demais objetos, os colchões também possuem prazo de validade – e a qualidade de seu sono está completamente interligada com a boa condição do produto. Alguns pontos permitem indicar quando é a hora de comprar um colchão novo. Acompanhe:
Sinais de Prazo Extrapolado
Quando um colchão está vencido, seja de casal ou solteiro, ele apresenta rasgos, manchas e algumas deformidades como, por exemplo, uma mola visivelmente fora do lugar. Cheiros desagradáveis, ruídos e desnivelamento também são sinais que demostram a necessidade de troca.
Da mesma forma, as dores nas costas e pescoço devem ser levadas em consideração. Dormir sem sentir nada e acordar sentindo dores indica que o colchão que está causando o incômodo.
Vida Útil do Produto
Um colchão novo dura entre 5 e 8 anos, podendo variar de um modelo para o outro – os de espuma tendem a durar menos que os de mola. Porém, o tempo estimado não é garantia. O biotipo da pessoa (magra a obesa) que está dormindo também influencia muito na durabilidade de diversos tipos de móveis, como pufes, sofás e o colchão.
Troca Indispensável
Com o passar do tempo, os ácaros vão se acumulando cada vez mais, o que pode desenvolver alergias para quem dorme. O desgaste da espuma e das molas também pode deixar o corpo torto durante a noite, prejudicando a coluna e vários pontos, além do sono.
Se o seu colchão ainda não atingiu o tempo limite de uso, mas está apresentando algum dos sinais mencionados, talvez a hora da troca já tenha chegado. Fique atento ao prazo de garantia e validade do produto e não hesite em trocar quando for necessário.
Uma noite bem dormida depende de um bom colchão!
Imagem: Uol.