A engenharia consolidou-se no cenário do mercado de trabalho atual como uma das áreas mais amplas e lucrativas. Isso porque, os diferentes campos em que um engenheiro pode atuar abrem caminho para um grande número de possibilidades laborais não apenas no setor de engenharia.
Aqueles que desejam seguir o ramo ambiental, por exemplo, podem criar métodos sustentáveis de desenvolvimento e economia. Assim como um engenheiro de produção pode exercer sua função nos recursos financeiros, humanos ou até mesmo buscar formas de proporcionar maior produtividade a uma empresa.
Foto: Free Digital Photos
Contudo, o ramo mais conhecido e também um dos mais procurados é a de engenharia civil. Compreende desde o projeto, administração e execução das obras. Um engenheiro civil, portanto, acompanha uma construção desde seu início até o momento de sua conclusão, a fim de manter as casas e edifícios ideais para moradia ou comércio.
Mais especificamente, o engenheiro civil tem a função de analisar o local escolhido para a realização da obra, observando desde o solo até o material mais adequado para ser utilizado. Neste mesmo contexto, o profissional de engenharia deve fazer estudos a respeito da insolação e ventilação do lugar, assim como da estrutura de modo geral e, especificamente, das instalações elétricas e hidráulicas.
Equipes de trabalho, prazos, padrões de segurança, custos e demais recursos que requerem gerenciamento ficam igualmente a cargo do engenheiro civil. Que atualmente dispõe de variadas oportunidades de trabalho no mercado, com tendência de crescimento cada vez mais.