tecnologia italiana Desenvolvida nas regiões frias e úmidas da Europa.
o nome grafiato vem do verbo grafar(riscar ) em sua composição tem resina,anti- bactericida conservantes,parafina liquida ,dispersante e cargas minerais etc
a qualidade do grafiato ,bem como a sua duração nas paredes depende unicamente e exclusivamente da porcentagem certa de resina ,nas regiões sul do brasil e necessário 2% a mais de resina devido as intempéries do tempo ser mais constantes.
em algumas cidades do brasil o pessoal da influencia sobre a construção civil,arquitetos e engenheiros vem projetando o grafiato apenas como efeito decorativo,(se bem que o produto foi desenvolvido para proteger as paredes de toda a casa)
sendo assim em apenas vigas e áreas e pilares.
ja em outras cidades ou regiões, 70 % das casas novas antes de sair no projeto ja se tem em mente grafiato na paredes todas isso porque cria uma camada de cargas minerais que não deixa a umidade alcancem o tijolo que por ser queimado no fogo exerce forte poder de atrair para si a umidade do ar a das chovas fazendo com isso o movimento de dilatação entre o barro queimado do tijolo e a massa de assentamento e reboco.
a ideologias que pregam que a palavra grafiato tem registro em marcas e patentes como produto registrado por uma empresa ,de tintas que não existem mais .
mais por se tratar de espécie oriunda de verbo importado da língua italiana ‘risco ‘grafo ,é mesmo que caligrafia(nosso risco) nossa grafia ou serigrafia(que estampa riscos) Sendo assim uma textura riscada não pode ser registrada como nome criado se já existia a muitos anos na Itália e a mesma é tecnologia importada.
As mais antigas marcas de tintas no ramo quando começaram a desenvolver o grafiato para suas marcas não utilizaram o nome original .
Sobre a maior polemica criada pelos manipuladores de ignorantes (sem conhecimento de causa) esta em cima de dizer aos ouvidos dos sem conhecimento que grafiato na cor descolora(perde a cor).
Chamo a atenção do leitor deste artigo para o fato de que mesmo em tintas tem catalogo marcado com * dizendo como legenda de corres que descolora ao sol,mesmo em tinta textura etc vai ter corres que por sua composição química elas não suportam as intempéries do tempo(chuva e sol) e vamos falar sobre elas abaixo.
Corres puras;
Há três cores primárias: o azul ciano, o magenta e o amarelo primário. Chamam-se cores primárias porque são cores puras, ou seja, cores que não se conseguem com a mistura de outras cores..
As corres puras não agrega ao minério de tintas texturas e grafiatos e não tem garantia contra descolorimento.
Mais tem dois corantes fabricados a partir de oxidação de ferro chamado de dióxido de ferro ou o corante mais conhecido por ocre ,tanto o vermelho óxido e o amarelo óxido(ocre) não descolorem por sua composição química a oxidação de ferro(ferrugem)
Quando fica uma ferramenta exposta a umidade cria uma camada amarelada por cima que sai na mão como um corante,pois bem esse é o próprio dióxido de ferro.
Um colorista responsável usa estas corres para fazer a base de suas cores ex.
Marfim vai somente corante ocre
Palha vai ocre com um pouco de narom
Camurça vai ocre com vermelho óxido
Terracota vai puro vermelho óxido
Mostarda vai ocre com um pouquinho de verde
Essas duas corres em questão da origem a milhares de corres modernas que pode ser dado garantia de 10 anos contra descolorimento por suas bases serem em dióxido de ferro
A parafina liquida produto que da a característica hidrorepelente no grafiato e texturas na corres prontas .
Cria uma camada de cerra em cima da cor protegendo dos raios solares. Mais só dura de 6 meses a uma ano.
Por isso que
A hidrorepelençia é importante mais importante ainda é ter 8% de resina no mínimo
A resina é que agrega todas as partículas do minério e garante a durabilidade do mesmo.
Mão de obra .
Quem mais faz melhor faz
A rev-sul tem profissionais como parceiros no mercado e da acompanhamento técnico das obras .
conheça nós ;www.hoffnertintas.com.br/rev-sul