Paredes úmidas, com infiltrações e rachaduras são problemas comuns em diversas residências. Como consequência, tais fatores podem afetar a saúde dos moradores e a segurança do local, além de deixarem o ambiente com uma aparência desagradável. É importante, por isso, evitar que a casa, apartamento ou estabelecimento comercial sofra com esses tipos de danos.
Nesse sentido, é de grande ajuda e valia recorrer à impermeabilização. Este procedimento é capaz de prevenir detrimentos à saúde dos proprietários, ocasionados pelas infiltrações, assim como impedir o surgimento de goteiras, manchas na pintura, mofo, bolor, danificações ao piso, móveis e ao próprio imóvel.
A impermeabilização deve ser pensada nas primeiras etapas da construção, garantindo proteção aos alicerces, lajes, caixas d’água, cozinha, banheiro, área de serviço e piscinas. Isso porque estes locais possuem um contato maior com a água, fazendo com que haja maior probabilidade no surgimento de infiltrações, fissuras e outros problemas.
Foto: Free Digital Photos
Atualmente, há diversos tipos de produtos impermeabilizantes: argamassas, revestimentos e mesmo algumas tintas que já são fabricadas com tecnologia de ponta para impermeabilizar diferentes estruturas.
É importante lembrar que tais produtos devem ser aplicados em superfícies preparadas, ou seja, limpas, lisas e secas e livres de poeiras, gorduras ou qualquer outro detrito. E para garantir bons resultados, o ideal é aplicar os impermeabilizantes ainda na fase de construção da obra, antes de sua conclusão. Caso não seja possível, outra possibilidade é impermeabilizar as estruturas logo depois de uma reforma.
Além disso, sempre que problemas ocasionados por infiltração forem notados, um profissional deve ser procurado. Somente com um especialista e mão de obra qualificada, será possível evitar consequências mais graves e solucionar todos os problemas.