Todos os anos a Pantone (criadora do sistema de cores utilizado amplamente na indústria) seleciona uma série de cores que serão tendência na moda e decoração. Dentre essas, uma ganha destaque especial e é eleita “a cor do ano”. Em 2015, o tom Marsala abocanhou o título! A inspiração para essa tonalidade vem de um famoso vinho italiano de coloração marrom-avermelhada – que remete a elegância e requinte, sem deixar de ser acolhedora e ousada ao mesmo tempo. O Marsala promete ganhar o coração dos decoradores, quer saber como usar ela na sua casa? Então confira essas dicas:
Vários tons, uma mesma cor
Assim como cores mais comuns, como azul, por exemplo, o Marsala possui vários tons, que vão do mais escuro ao mais claro. Confira a tabela:
Aconchego
Por ser um tom quente e terroso, o Marsala emprega uma sensação de aconchego ao ambiente, deixando-o mais intimista – especialmente em seus tons mais escuros. No entanto, quando o Marsala é predominante, ele pode fazer com que o cômodo pareça menor – quem quiser fugir desse efeito, deve limitar o Marsala a móveis e objetos de decoração, aplicar tinta em uma única parede, caprichar na iluminação ou apostar no contraste com tons mais chamativos. Já quem deseja investir no ambiente intimista, pode completar o cômodo com tapetes, cortinas, almofadas e outros tons fechados.
Onde usar?
O Marsala tem sido usado do quarto a cozinha, inclusive, passando pelo banheiro. Os mais ousados, apostam logo na coloração da parede, piso ou teto. Enquanto outros preferem seu uso em um único item, geralmente, contrastado com um ambiente mais claro – em tons de cinza ou branco.
Uma alternativa é utilizar a cor em paredes externas, como no jardim ou em uma área de lazer externa. O coloração avermelhada cria um efeito interessante em meio ao verde das plantas, deixando a área aberta mais acolhedora.
Combinando com outras cores
O branco e outros tons claros causam um contraste natural com o Marsala. Ideal para ambientes modernos, esse feito pode ser usado para destacar uma parede ou um objeto específico. Tons terrosos, como o marrom, praticamente se misturam ao Marsala, deixando o ambiente unificado e harmonioso – nesse caso, a sensação de aconchego é ainda maior.
Aconchegante ou chamativo, o Marsala é um convite para a ousadia na decoração. E ai, vai aceitar?
Imagens: Pinterest.