A reforma de uma casa, apartamento ou de qualquer outro tipo de imóvel, sem dúvidas, é um trabalho árduo que exige dedicação e, principalmente, planejamento. Somente assim o resultado final estará dentro das suas expectativas e necessidades, evitando dores de cabeça que podem surgir no futuro.
Durante esse processo, há muitos detalhes que devem ser levados em conta e, certamente, medir corretamente os ambientes é parte essencial desse trabalho minucioso, por isso essa etapa da reforma não pode ser negligenciada de maneira alguma! Pensando nisso, o Construindo e Reformando preparou dicas preciosas para você não errar na medição do seu imóvel, confira!
Faça um Projeto de Arquitetura
O projeto de arquitetura, feito por um profissional capacitado é essencial para que a construção ou a reforma saia conforme o planejado. O projeto reúne desde plantas até previsões de acabamento e paisagismo, passando por detalhamentos das instalações elétricas e hidráulicas.
Medindo os Ambientes de um Imóvel
Papel, caneta e trena: esse é o kit básico para tirar as medidas de um ambiente. Para incrementar esse serviço, você pode contar com a ajuda de aplicativos para smartphone, como o Smart Tools ou o Magic Plan, que funcionam como uma trena virtual, entre outras funções.
Fazer um esboço da planta baixa do ambiente e ir anotando as medidas nele permitirá que você crie um guia visual do seu trabalho, o que facilita o processo para muita gente. Lembre-se também de anotar a localização e medida de objetos permanentes do ambiente, como janelas, portas ou tomadas, por exemplo.
A Quantidade de Materiais
Para cada material há uma forma específica de se calcular a quantidade. Pisos, por exemplo, são comprados por m²; nesse caso você deve multiplicar o comprimento do ambiente por sua largura e acrescentar a "perda", que costuma ser de 10%.
Em sites especializados é possível calcular a quantidade exata de vários materiais, como pisos, cimento, tinta e muito mais. Por via das dúvidas, é melhor lidar com a sobra de material do que com a falta dele, mas, ainda assim evite desperdícios.
Móveis e Eletrodomésticos na Medida Certa
Se na sua reforma, você decidiu comprar móveis e eletrodomésticos novos, é preciso ter certeza que eles cabem no ambiente reformado. Além disso, você precisa verificar se eles passam pelas portas, ou mesmo janelas, do seu imóvel.
As lojas, normalmente, se responsabilizam pela entrega de seus produtos, mas não podem fazer nada se ele não passar pela porta ou não entrar no elevador, ou seja, você deverá verificar essas medidas também - essa dica é especialmente importante para a reforma de apartamentos e ambientes pequenos.
Você conhece alguma outra dica para não errar na medida na hora da reforma? Conte para gente!
Imagens: Solesón, Genesis Blinds, Home Depot e Urbnlivn.