O mercado da construção civil é um dos mais valiosos quando se trata de sustentabilidade, valorizando os imóveis e obras mais recentes. Além de se preocupar com a utilização racional de itens como água, energia, espaço e material, existem alguns processos que ajudam – e muito! – a manter a obra ecologicamente correta. Um desses procedimentos é a impermeabilização de pisos e paredes.
Para escolher os melhores produtos para uma impermeabilização sustentável dos ambientes, vale seguir alguns passos:
- Verifique se não há nenhuma substância danosa para o meio ambiente nos ingredientes dos produtos no momento da sua utilização;
- Analise, também, os possíveis impactos ambientais que o produto poderá ter depois de aplicado nos ambientes – e, também, depois que terminar a vida útil do mesmo.
Como não há ainda um conjunto de normas para gerenciar a impermeabilização sustentável, a escolha dos produtos menos impactantes ao ambiente deve seguir os princípios básicos, como padrões de qualidade e eficiência. Para superfícies feitas em cimento, como concreto e alvenaria, são indicadas emulsões asfálticas, primers a base d’água ou alto sólidos (que não possuem elevado teor de materiais voláteis e perigosos na composição).
Procure sempre produtos que sejam à base d’água, pois costumam ser eficazes para quase todos os tipos de substratos. As emulsões acrílicas e asfálticas elastoméricas, os impermeabilizantes cimentícios, e produtos que formam redes poliméricas impermeáveis são apenas alguns dos exemplos de produtos isentos de solventes orgânicos já disponíveis no mercado.
Imagens: Fórum da Construção