A instalação hidráulica é um dos pontos mais importantes de uma residência, já que é responsável por todo o abastecimento de água do local. Qualquer erro nessa etapa, que é fundamental, pode acarretar em diversos problemas e, é claro, dor de cabeça.
Por isso, seja na construção ou reforma de casas, é essencial dar uma atenção especial a esse ponto pois, para resolver qualquer contratempo relacionado ao encanamento residencial, é necessário quebrar novamente a parede. Porém, com um pouco de planejamento e atenção, é possível deixar a tubulação em ordem. Então, a fim de evitar futuros transtornos, nós listamos os 5 erros mais comuns na hora da reforma hidráulica. Confira!
1. Não Utilizar as Conexões Necessárias
É comum obras em que o encanador, quando não possui as conexões necessárias, improvise para conectar as tubulações. Para tanto, é utilizado o calor do fogo para derreter os tubos e moldá-los conforme a necessidade. Contudo, as altas temperaturas podem ressecar o plástico, provocando rachadura e imperfeições que resultarão em vazamentos. Compre os materiais hidráulicos ideais e evite esse problema.
2. Não Observar a Marca das Tubulações
Por mais parecidos que sejam os tubos, marcas diferentes podem ter pequenas variações nos tamanhos e acabar não se ajustando bem entre si, facilitando a ocorrência de vazamentos. Escolha uma marca certificada e dê preferência a ela em toda a instalação hidráulica.
3. Possuir Apenas um Registro para a Casa Toda
Tenha um registro para cada ambiente que possua pontos de água. Dessa forma, se houver um problema e seja necessário fechar o registro, é possível cortar o abastecimento somente daquele local e não da casa inteira.
4. Fechar a Parede sem Testar o Encanamento
Para garantir que não há nenhum problema na instalação hidráulica, peça ao profissional para testar todo o encanamento antes de fechar a parede. Assim, caso haja algum vazamento é possível identificar e consertar sem precisar quebrar tudo de novo.
5. Não Possuir um Planejamento para a Instalação Hidráulica
Tarefas como medir o espaço e definir onde e quantas saídas de água você deseja, devem ser feitas antes da reforma. Banheiros sem espaço e uma torneira esquecida são problemas difíceis de serem solucionados. Então, planeje antes.
As dicas são simples, mas podem evitar grandes problemas. Além disso, não deixe de contratar um bom encanador para garantir uma instalação hidráulica adequada e sem futuros imprevistos indesejáveis.
Possui mais alguma dica para evitar problemas com o encanamento? Conte para nós!
Imagens: Hang-gold, 123rf, Alldis, Wecareplumbing.