O sonho de ter a casa própria construída é o anseio de muitas pessoas. Para que não se gaste mais que o necessário e tudo saia como o esperado, é importante pensar com prudência e planejamento. Fazer uma planilha para acompanhar os custos é uma das muitas ideias que podem ajudar a diminuir as despesas na construção do lar, bem como escolher com atenção os azulejos e cerâmicas da casa. Leia a seguir algumas dicas que podem ajudar a diminuir despesas.
Contrate Pessoas Especializadas
O projeto de uma casa deve ser feito por alguém que entenda e tenha experiência no assunto, no caso, arquitetos e engenheiros. Os profissionais auxiliarão no desenvolvimento geral da obra, desde os materiais, custos e outros profissionais até o planejamento financeiro, com pagamento dos pedreiros etc. Quando algo dá errado em uma construção, geralmente é destruído para ser feito de novo. Isso leva tempo, dinheiro e muito material. Com profissionais especializados, isso tende a não acontecer.
Materiais e Construção
Depois de realizado o projeto da casa e tendo estimativas do que se deve comprar, faça todas as compras de uma vez em lojas de materiais de construções. Além de poupar tempo, essas lojas oferecem melhores condições e descontes maiores quando a compra é grande.
Acabamentos
Há algum tempo atrás o piso de cimento queimado não era muito utilizado em casas e agora é uma boa pedida para quem deseja dar um novo aspecto ao lar. Basta utilizar de bom gosto e criatividade para decorar o local, pode-se deixar da cor do cimento ou utilizar pó para colorir o chão. Utilizar a cerâmica é uma boa escolha também, já que o piso é fácil de ser instalado e limpo. Se a preferencia for pelo piso de madeira, uma indicação é usar o piso laminado.
Para diminuir os gastos com relação à pintura é possível aplicar massa acrílica ou fazer somente a aplicação de selador. Em alguns casos o uso de papel de parede pode sair mais em conta.
Menos nem Sempre é Mais
Nem tudo o que é barato compensa. Alguns produtos exigem qualidade e, consequentemente, acabam sendo mais caros. Portas e janelas garantem a segurança da sua casa, portanto devem ser boas e resistentes. É possível economizar em diversos aspectos de uma construção, mas lembre-se que algumas coisas como o telhado, por exemplo, precisam ser prioridade.
Depois de aplicar as dicas para economizar, é só aproveitar a casa nova!
Imagens: jundiai.com.br, pinterest, ibela.com.br