Manter a casa limpa e em ordem nunca foi uma tarefa fácil, e escolher os produtos e materiais de construçãocertos para colocar em casa acelera a limpeza e a torna mais prática, deixando mais tempo livre para fazer outras tarefas do dia a dia. O piso de vinil é perfeito para o piso da sala, pois esse revestimento apresenta boa tolerância à água e aos produtos de limpeza. Para o banheiro, por causa do vapor dos banhos quentes, o ideal é optar por peças maiores, como o rejunte epóxi, que é impermeável e tolera a umidade. Evite pastilhas de vidro com muito rejunte, pois elas tendem a escurecer.
O piso de porcelanato fica bem na cozinha, pois é um material de fácil limpeza e de um visual bonito. A composição da porcelana indica que é possível usar materiais químicos, pois não fica danificado, além de poder ser molhado. As cores claras devem ser evitadas, pois é uma das áreas mais visitadas da casa, e por isso, o chão pode ficar com marcas de pegadas.
Para o quintal, peças de cerâmica e tecnocimento, que é um cimento queimado, são interessantes, pois não são escorregadios e o atrito é bom, ou seja, não danifica quando esfregado.
O granito é uma boa opção para a bancada da pia da cozinha, já que o mármore tem fissuras e rompe com facilidade. O granito escuro tem um visual mais sóbrio e não mostra tanta sujeira.
Esses tipos de materiais são recomendados por sua praticidade e durabilidade, transformando a hora da limpeza em algo mais rápido e não tão difícil.
Imagem: Carol Previatello.