Além de ser a porta de entrada do lar, o portão serve como proteção e também como um toque de elegância, realçando a beleza externa da casa e o bom gosto da família. Os modelos mais comuns de portão são feitos em madeira, alumínio e ferro. Mas qual é o ideal?
O que Observar
Existem diferentes tipos de portões, como já citado foi citado acima. Há também modelos mistos de portões, onde o alumínio e o ferro aparecem em uma composição harmoniosa. Cada tipo de portão tem um modo de conservação diferente, e isso deve ser levado em conta na hora da instalação e manutenção.
Características
O portão de madeira, por exemplo, é um modelo que dá uma aparência mais sofisticada ao local, mas em relação a sua manutenção, deixa a desejar. Necessita sempre ser lixado e envernizado para que permaneça mais tempo em bom estado e fique com uma aparência melhor. Assim, costumam ser mais caros.
Da mesma maneira que o portão de madeira, o portão de ferro, também precisa de constante manutenção e pintura para que possa suportar ao tempo sem que enferruje. Porém, esses portões são mais baratos que os de madeira.
Em vista disso, o modelo mais indicado é o feito de alumínio. Por ser resistente e não oxidável, pode ser utilizado no litoral, já que seu material possui uma durabilidade maior, não necessitando de constante manutenção. O custo do portão de alumínio é relativamente baixo quando comparado aos outros portões.
Formatos
Outra coisa que deve ser observada na hora de instalar o modelo escolhido são: sua forma de abertura, dimensões e altura – já que essas especificações podem interferir no desempenho do portão. Existem diferentes tipos de aberturas, como por exemplo os de correr, os de abrir, os basculantes e pivotantes. O deslizante costuma ser o mais utilizado, mas quando não há muito espaço para a porta lateral, utiliza-se o basculante.
O importante é que o portão seja de acordo com a casa e, ao mesmo tempo, conserve a privacidade dos moradores. Escolha com isso em mente e acerte em cheio!
Imagens: Decorando Casas, Uol e Construdeia