A iluminação de um imóvel é capaz de transformá-lo em um ambiente mais agradável, romântico, descontraído ou sofisticado. O resultado depende da maneira como o recurso é utilizado para criar efeitos diferentes e esteticamente interessantes.
E embora pareça um simples detalhe, a iluminação, quando aplicada corretamente, é capaz até mesmo de influenciar no humor de quem reside no local em questão, proporcionando diferentes estilos e personalidades à casa ou apartamento.
Por isso, ao planejar a iluminação de cada cômodo, alguns detalhes devem ser considerados, garantindo bons resultados. Confira algumas dicas.
Para cômodos de convívio social
Por cômodos de convívio social entende-se salas de estar, de jantar e de TV. Nesses ambientes, o ideal é criar uma fonte principal e outros focos de luzes indiretas. Para tanto, uma luminária maior deve ser instalada no centro do teto e spots, arandelas e/ou abajures podem ser espalhados pelo cômodo, em cantos ou nas paredes onde haja quadros e espelhos.
Foto: Guia da Casa
A luz amarela garante um efeito acolhedor, enquanto a luz branca, aliada a espelhos, cria uma sensação de espaço ampliado.
Para quartos
Estes cômodos também devem ser acolhedores e, principalmente, confortáveis. Por isso, assim como as salas, precisam de uma fonte direta principal aliada à iluminação indireta, o que proporciona maior relaxamento. Além disso, diferentes luminárias, como abajures e arandelas, são bem-vindas.
Foto: Guia da Casa
O foco principal deve ser em direção à cabeceira da cama, o que facilita momentos de leitura e descanso, por exemplo.
Para cozinhas
Nesta parte da casa, a iluminação natural deve ser mais valorizada durante o dia. O espaço exige, portanto, janelas maiores que garantem a entrada da luz. O cômodo exige ainda luzes mais forte que nos outros espaços, pois é preciso claridade para preparar refeições e lavar a louça, por exemplo. O ideal, portanto, é instalar lâmpadas fluorescentes e recorrer a pendentes sobre balcões e bancadas.
Para banheiros
Estes espaços também pedem luzes mais intensas, já que o local é utilizado para higiene e outros cuidados pessoais. Por isso, é essencial uma iluminação que facilite tais tarefas. A luz branca é a mais indicada e pode ser usada em uma fonte direta mais suave no teto e em dois focos em cada lado do espelho. Assim, o banheiro fica funcional, como deve ser, e mais bonito.