A cortina no quarto do bebê é de grande ajuda, pois crianças pequenas geralmente precisam de proteção contra a luz solar, do pó e de resíduos indesejados. Também é de grande importância para a mãe, pois permite que a família tenha sua privacidade preservada. Existem diferentes tipos de cortinas e algumas são mais indicadas para o quarto dos pequenos, como você pode ver abaixo:
Primeiramente, é necessário escolher qual o tecido que será utilizado na cortina. Se o objetivo principal for bloquear a vista de algo indesejado, como uma área do lado de fora da casa, escolha um tecido mais denso e grosso – assim a eficiência será maior. Se a casa for um local escuro, prefira por um tecido mais fino para que o bebê possa receber luz natural, sem que isso cause problemas com a claridade excessiva.
Modelos Sugeridos
As cortinas de lacinhos são as mais utilizadas em quartos de bebês, por sua funcionalidade e por remeter ao quarto infantil. O tecido é preso em um varão e pode ser usado tanto no quarto das meninas quanto dos menino. Por ter um modelo simples, é possível confeccionar esse tipo de cortina em casa.
A cortina estilo painel também é bastante usada em quartos de bebês. Esse modelo oferece mais luminosidade ao ambiente, permitindo que a luz invada o local mais facilmente – o que também pode ser bom para o bebê, principalmente em cidades com altas taxas de umidade relativa do ar.
Outro tipo de cortina que também pode ser usado no quarto do bebê é a persiana. Prefira as que são fabricadas em materiais fáceis de limpar, como PVC. Este modelo, além de escurecer o quarto na medida que os pais desejarem, é possível personalizar com o nome do bebê ou desenhos.
Atenção: lembre-se de manter o local e as cortinas sempre limpas, para que o neném não desenvolva problemas respiratórios ou alergias.
Fotos: decoracaodequartosdebebes, blogrealizandoumsonho, Luxaflex